quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween, a Série: O assombro de Sandy

Quando pensei que teria assunto de sobra sobre o Halloween imaginei que escreveria sobre coisas surreais, "fora-da-casinha", nunca vistas (pelo menos por mim) antes! Mas nunca imaginei escrever sobre algo assim tão surreal como foi o furacão Sandy! Sandy, ou Frankenstorm como brincavam antes da chegada, foi realmente de outro mundo, assustador! Porém, não foi em nada divertido ou engraçado como Halloween é para ser!

Eu brinquei que o furacão foi tipo um Nordestão (vento inimaginávelmente forte característico do verão nas praias do litoral do RS)  com barulho absurdo, e levando tudo o que via pela frente, mas "bonzinho"! E para nós, graças a Deus, foi isso mesmo! Passamos pelo Sandy com medo do desconhecido, mas confiantes e de certa forma, tranquilos, pois estávamos na área B, e esta não estava em risco, nem precisaria evacuar. (UFA!)

Muita gente desacreditou o Sandy em função do quão "brando" o Irene foi no ano passado. Mas outros tantos levaram todos os avisos muito a sério e evacuaram a área e/ou fizeram suas compras. Já na sexta-feira começamos a estocar tudo o que nos indicaram; lanternas, comida não perecível, água, MUITA água. E sim, chocolate e vinho, nossos itens "essenciais"! rsrs

Sábado fizemos mais umas comprinhas e no domingo encontramos um supermercado lotado! Prateleiras vazias! E as pessoas  assustadas por não saberem o que esperar, mas sem pânico.
 
Gristedes Roosevel Island no domingo à tarde

Nada de carne!

Nada de verduras!

Nada de leite!
 
Ficamos fechados em casa do final de tarde de domingo até ontem, terça-feira no final de tarde, quando saímos para ver o estado de Rosevelt Island. O período de espera foi desgastante, tínhamos que lidar com nosso "medo", incertezas e o mais difícil de tudo, tínhamos que deixar nossas famílias no Brasil tranquilas. Sim, nós estávamos tranquilos, mas se fossemos nos deixar levar pelas infomações contantes e assustadoras da TV, teríamos entrado para baixo da cama!
Passamos o tempo da nossa melhor forma e para dar um pouco mais de emoção ao Hurricane, até jogamos dominó e até Twister! Estávamos preparados para ficar sem luz por dias, mas por aqui, a luz resistir bem, com poucas piscadas no meio do furacão.
 
Foram horas de espera que, no nosso caso, passaram com criatividade e sem preocupações. Porém, não foi o que aconteceu muitas pessoas. Já soube de histórias de pessoas que perderam a casa inteira! Há brasileiros, americanos, ricos e pobres ainda sem energia, sem água, sem poder entrar em contato com ninguém. O Sandy foi realmente uma catástrofe natural democrática!!
 
Milhares de pessoas ficaram bem apenas por que seguiram as instruções sobre a tempestade. Fico pensando como seria no Brasil, que com tempestades bem mais fracas tem centenas de mortes em SC todo ano! A fúria aqui foi incomparável, mas no Brasil, com menos, os danos são muito maiores!
 
Em Lower Manhattan a destruição foi inacreditável! A água entrou em todos os lugares que não se imaginava ser possível. Há prédios com 3 andares de subsolo cheios d'água, carros flutuando. E basicamente não tem energia em 1/3 da ilha. Felizmente, aqui na ilha, único lugar onde eu já caminhei depois do furacão, tudo se encontra sob controle. Houve danos, mas nada comparado ao que acontecer em Lower Manhattan.
 
Roosevelt Island ontem à noitinha 


A cidade ficará sem metrô por pelo menos 5 dias, e ainda não se sabe quando as residências que ficaram sem energia terão o serviço reestabelecido.
 
Mas felizmente passou! Acabou! E agora é hora de reconstruir por aqui. As "fantasias" que mais serão vistas no Halloween pela cidade serão as de bombeiro, policiais, enfermeiros, médicos e certamente a mais linda será a de Solidariedade!
 
E se você não puder ajudar quem precisa tanto neste momento, faça uma oração para que o fantasma do furacão Sandy que assombrou os dias que antecederam o Halloween vá embora e que paz e força venham para estas pessoas. 
 
Deu pra ti Sandy, grande força como evento da natureza, mas nada comparado à força das pessoas unidas se ajudando e levantando a cabeça.
 
 


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Halloween! A série!

Há dias me prometo escrever este post, e o tempo vai passando e já falta menos de uma semana para o Halloween!

A cidade está com cara de assombrada! As lojas lotadas de fantasias da mais curiosas e charmosas também! Adultos virando crianças, e crianças querendo ser adultos (para sair à noite!!)! As casas estão decoradas por dentro e por fora! E tudo isso por que?
      

Não há consenso na origem desta celebração. Muitas pessoas se referem aos Celtas e dizem que é uma festa pagã, outras dizem que é uma festa cristã pois dia 31 de outubro antecede o dia de todos os santos. Seja qual for a origem esta festa conquistou há anos o hemisfério norte, e vai aos poucos chegando no sul. No Brasil já há grandes festas, mas o Trick or Treat ainda não é uma prática! Que pena!

Acho que é o momento no ano em que mais vendem doces aqui nos EUA! E com tantas lojas maravilhosas, nem precisaria essa desculpinha!

As comemorações de Halloween começam amanhã! São desfiles, festas, feiras, jantares... Durante todo o final de semana haverá programações para adultos e crianças, e dia 31 de outubro, quarta-feira que vem... Finalmente o terror (dos bonzinhos) vai tomar conta da cidade!!

                                            
 

 Mas se você ainda não comprou sua fantasia, não garantiu sua abóbora, ainda dá tempo! Difícil vai ser conseguir uma abóbora pequena e uma fantasia simples! Enfie o pé na jaca! Não, na abóbora! E Vá com tudo, faça o Jack-O-Lantern mais legal de todos!

Essa não é a nossa abóbora, se ela entrasse em casa, alguma coisa teria que sair! rsrsr





 

sábado, 20 de outubro de 2012

Ah! O amor...!

Sente confortavelmente, pois hoje vou falar de você! 
Ou de mim, ou do seu melhor amigo, da sua irmã, do seu pai, quem sabe da sua avó? Vou falar de amor!

De modo geral sempre foi muito fácil para as pessoas ao meu redor se abrirem comigo sobre seus sentimentos, normalmente a conversa fluía naturalmente, sem eu perguntar nada... Já ouvi muitas histórias de amor, de dor de amor. Muitas delas ainda estão firmes e fortes! Outras terminaram para dar espaço a outro amor. Algumas seguem por caminhos tortuosos, cambaleando...


Mas e daí? Por que falar disso agora?  Fiz um novo amigo por aqui, um senhor (americano) de uns 60 e poucos anos ou mais. Cabecinha branca, voz mansa, passo lento, aquela imagem que temos de um vovô querido com seus netos. Culturas e histórias totalmente diferentes nos separam, no entanto, ele me acrescentou no seleto grupo de amigos dele, me chamou para conversar e me tomou por confidente.
Ele precisava abrir o coração que está machucado, precisava falar sobre os problemas que ele está passando no relacionamento com a "amiga". É, ele teve dificuldades de dizer namorada. Contou com os olhos cheios de tristeza e insegurança sobre como ela o estava trocando por outro, como os amigos acham que ela não é legal com ele. Sobre a dúvida do que seria certo ele fazer. E perguntou, "se nós somos compatíveis e muito amigos, o que falta para ela querer casar comigo?" Me pediu conselhos!! Para mim? 
Conversei com ele por uma meia hora, confesso que foi muito difícil falar alguma coisa que eu considerasse "inteligente" ou de valia para um senhor que tem toda uma vida de experiência. 

Ele é viúvo, tem dois filhos casados e netos! Muitas histórias para contar. Porém, toda essa experiência de vida não é suficiente para ele tomar uma decisão de amor agora. Ele ainda vive os mesmos dilemas, e sente as mesmas dúvidas e dores de quando era um adolescente apaixonado!

Aí descobri! 
O amor não ama amadurece! 
Amor é um sentimento imaturo, jovem, sempre aprendiz! 


E é isso que faz dele um sentimento lindo! Amar é sentir um pouco se insegurança, é querer agradar! É ter medo de perder e querer reconquistar! Querer envelhecer o amor é tirar dele o que ele tem de mais lindo, a pureza, a ingenuidade. Amor sem pureza não tem graça! Amor que envelhece fica triste! Mantenha seu amor jovem!! Seja qual for a sua idade, não tenha vergonha de amar e ser feliz! :)

Então, olhe pro lado! Veja quem está com você, esta pessoa quer o mesmo que você! Sejamos nós crianças, adolescentes, adultos ou vovôs e vovós, brasileiros, americanos ou outra descendência, tudo o que queremos não é um "final feliz" e sim um caminho feliz!! 

E eu, que acredito no amor acima de todas as coisas, estarei aqui para ouvir (ou ler) suas alegrias, tristezas e inseguranças de amor, torcendo para que minhas palavras, nada sábias, sirvam pelo menos lhe fazer sorrir. 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Com os pés mais em casa...

Se tem alguma coisa pela qual eu sou apaixonada, esta coisa é sapatos! Tudo bem, a maioria das mulheres é! Mas aqui em NYC exercitar esta paixão não é das coisas mais fáceis de se fazer. Eu já falei sobre meu drama de ter que "descer do salto" para caminhar pela cidade - mas ainda uso meu saltinho quando vou caminhar pouco ;) - e hoje meu assunto volta novamente aos pés!

Não dá para dizer que os sapatos aqui sejam feios, mas no quesito qualidade pecam muito. Quando a qualidade é boa, não são para qualquer bolso, vide a vitrine da Barney's que mostro na foto acima. Dá para ver os sapatos juntos com salmões no aquário? WOW! Imagina se Louboutins seriam affordable??


E para quem passou anos a fio dando uma escapadinha em Novo Hamburgo para comprar sapatos lindos e baratos, ter que encarar esse desafio é bastante complicado.

Mas é claro que esta observação não é apenas minha. Não sou a primeira pessoa a perceber isso!! E eis que a oportunidade de mercado trouxe a Schutz para New York! Dei uma escapadinha para conhecer os calçados da coleção à venda aqui na Madison Avenue e é claro babeiiiii!!

Os sapatos estão lindos! Salto alto, anabela, salto baixo, botas!! 
Oh, dúvida cruel! Na dúvida, "da-me dos"!


Essa sempre foi a minha decisão quando precisava de um sapato, mas me apaixonava pela outra cor!

Não sou de fazer propaganda, mas como a minha velha amiga Maitê está por traz desta sacada, vou abrir uma exceção! ;)

Os preços estão relativamente semelhantes aos do Brasil, variam entre U$150 e U$300, porém, há peças especialmente produzidas para a clientela americana! Ou seja, quem vier a NYC deve dar uma passadinha por ali e escolher aquele par (ou aqueles pares) brasileiro mas com um Q novaiorquino. ;)

 
 E quem, como eu, está por aqui e acha que shoes can never be an understatement, dá uma passadinha lá e se deliciem! Meus pés se sentirão mais em casa! (Yes, made in Campo Bom, tchê!)
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Só uma caminhadinha??

Se tem algo que não é possível fazer em Nova Iorque é "só uma caminhadinha". Por quê? Vamos por partes, como faria o... Nah... Nada de Jack!
Começamos pelo "caminhadinha". É impossível fazer algo no diminutivo em uma cidade onde tudo é MEGA! A cidade é enorme, e a cada rua que entramos queremos ver o que tem na próxima e na outra e assim por diante até que quando percebemos já se passaram horas e uns bons quilômetros de "bateção de pernas". Então, esqueça, nada de "inha". Não existe caminhadinha, aqui é CAMINHADA mesmo, ou "baita" caminhada como dizemos nós, gaúchos.
Bom, se quiserem não sair do rumo, há aplicativos que nos mantêm na linha!
Ainda sobre o diminutivo... ele muitas vezes é usado para desmerecer alguma coisa, ou para dar um "Q" de fofura ao que estiver em pauta. Acho que o "Q" de fofura até pode ser aplicado. Dependendo de cada personalidade certamente acharemos muitas coisas fofas por aqui. Basta ver as "lojinhas" abaixo que encontrei e me apaixonei numa caminhada totalmente despretensiosa. 
it'sugar - Uma doçura de loja!

An American Craftsman - Eu me encantei com os relógios...

Agora vamos ao "". Nunca é "só" uma caminhada, afinal aqui descobrimos cultura, shows, eventos, o que for de mais inesperado está na rua, apenas esperando que alguém saia "só" para caminhar!!

Dia 08 passado o que me surpreendeu foi a Columbus Day Parade. Surpeendeu por não surpreende. Por quase passar despercebido. Nada de muito especial... era apenas um desfile, que embora tenha subido a 5a Avenida da rua 44 até a 72, não tinha nada "demais". Era bem mirradinho mesmo... 

Tão mirradinho que eu pergunto, alguém de vocês viu?

Ouçam a música que eles tocavam na parada. A letra não é muito apropriada, ou é? 
E... voltando ao assunto "caminhadinha", definitivamente esta foi uma "caminhadinha".


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Guerreiras e Princesas!

Ah essas mulheres!!

Nunca fui feminista, sempre feminina! Nunca achei que mulher tem que ser igual a homem, ter os mesmos direitos e deveres... Pra quê? Somos tão melhores! ;)  rsrsr Ok! Agora soei feminista! Mas apenas concluindo, acho que o belo está nas diferenças, então prefiro que as coisas sigam assim.

Mas, hoje é das guerreiras e das princesas que quero falar, um modo meio She-Ha de ser!


Mas foi isso que vi na semana passada quando fui no encontro das mulheres brasileiras por aqui. Conheci cariocas, catarinenses, mineiras e até outra gaúcha, no meio de tantas outras brasileiras que são verdadeiras princesas e guerreiras!
Conheci histórias de vida lindas, tristes, de esperança... Mas de modo geral histórias de mulheres de fibra! Todas as que ali estavam tem uma coisa em comum, abandonaram "o seu lugar". Deixaram para trás família, amigos, histórias já escritas em busca de um novo começo, de novas experiências e novas oportunidades. Tem aquelas que vieram para cá por que perderam tudo no Brasil, e tem as que vieram para cá e perderam tudo aqui! Há as que vieram por que decidiram, outras que vieram por que alguém na sua casa decidiu. Tem quem tenha vindo para ficar, e ficou! E tem quem veio passear, ficar só um tempinho... e este tempinho virou tempo.. e virou tempão...  
Os motivos são os mais variados, mas o resto da história é muito parecido. Batalha!! Uma verdadeira batalha para atingir objetivos. Ah, os objetivos também são bem variados. Casa! Green Card! Guardar $$! Aprender inglês! Mas um é igual para todas, ser princesa!
Toda guerreira entra na batalha por que quer ser princesa! Quer mais! E aqui em NY é fácil demais querer mais! Tudo está aqui do lado, tudo ao alcance! Aqui o glamour mora ao lado! Tem Chanel, Gucci, Fendi, por tudo, e se muito disso ainda não está de fácil alcance, dá-lhe ser guerreira-querendo-ser-princesa pra fazer isto acontecer! 
Guerreira-empresária, guerreira-faxineira, guerreira-esteticista, guerreira-advogada, tem até uma guerreira-professora-de-inglês/consultora-de-imagem - essa vocês também conhecem!! ;) Todas elas trabalham muito. Passam o dia tomando decisões que as levarão a atingir seu objetivo maior!

... e enquanto os objetivos não são atingidos...

 rola até andar de "carruagem" e  pra ir acostumando a ser princesa!