Eu brinquei que o furacão foi tipo um Nordestão (vento inimaginávelmente forte característico do verão nas praias do litoral do RS) com barulho absurdo, e levando tudo o que via pela frente, mas "bonzinho"! E para nós, graças a Deus, foi isso mesmo! Passamos pelo Sandy com medo do desconhecido, mas confiantes e de certa forma, tranquilos, pois estávamos na área B, e esta não estava em risco, nem precisaria evacuar. (UFA!)
Muita gente desacreditou o Sandy em função do quão "brando" o Irene foi no ano passado. Mas outros tantos levaram todos os avisos muito a sério e evacuaram a área e/ou fizeram suas compras. Já na sexta-feira começamos a estocar tudo o que nos indicaram; lanternas, comida não perecível, água, MUITA água. E sim, chocolate e vinho, nossos itens "essenciais"! rsrs
Sábado fizemos mais umas comprinhas e no domingo encontramos um supermercado lotado! Prateleiras vazias! E as pessoas assustadas por não saberem o que esperar, mas sem pânico.
Gristedes Roosevel Island no domingo à tarde
Nada de carne!
Nada de verduras!
Nada de leite!
Ficamos fechados em casa do final de tarde de domingo até ontem, terça-feira no final de tarde, quando saímos para ver o estado de Rosevelt Island. O período de espera foi desgastante, tínhamos que lidar com nosso "medo", incertezas e o mais difícil de tudo, tínhamos que deixar nossas famílias no Brasil tranquilas. Sim, nós estávamos tranquilos, mas se fossemos nos deixar levar pelas infomações contantes e assustadoras da TV, teríamos entrado para baixo da cama!
Passamos o tempo da nossa melhor forma e para dar um pouco mais de emoção ao Hurricane, até jogamos dominó e até Twister! Estávamos preparados para ficar sem luz por dias, mas por aqui, a luz resistir bem, com poucas piscadas no meio do furacão.
Foram horas de espera que, no nosso caso, passaram com criatividade e sem preocupações. Porém, não foi o que aconteceu muitas pessoas. Já soube de histórias de pessoas que perderam a casa inteira! Há brasileiros, americanos, ricos e pobres ainda sem energia, sem água, sem poder entrar em contato com ninguém. O Sandy foi realmente uma catástrofe natural democrática!!
Milhares de pessoas ficaram bem apenas por que seguiram as instruções sobre a tempestade. Fico pensando como seria no Brasil, que com tempestades bem mais fracas tem centenas de mortes em SC todo ano! A fúria aqui foi incomparável, mas no Brasil, com menos, os danos são muito maiores!
Em Lower Manhattan a destruição foi inacreditável! A água entrou em todos os lugares que não se imaginava ser possível. Há prédios com 3 andares de subsolo cheios d'água, carros flutuando. E basicamente não tem energia em 1/3 da ilha. Felizmente, aqui na ilha, único lugar onde eu já caminhei depois do furacão, tudo se encontra sob controle. Houve danos, mas nada comparado ao que acontecer em Lower Manhattan.
Roosevelt Island ontem à noitinha
A cidade ficará sem metrô por pelo menos 5 dias, e ainda não se sabe quando as residências que ficaram sem energia terão o serviço reestabelecido.
Mas felizmente passou! Acabou! E agora é hora de reconstruir por aqui. As "fantasias" que mais serão vistas no Halloween pela cidade serão as de bombeiro, policiais, enfermeiros, médicos e certamente a mais linda será a de Solidariedade!
E se você não puder ajudar quem precisa tanto neste momento, faça uma oração para que o fantasma do furacão Sandy que assombrou os dias que antecederam o Halloween vá embora e que paz e força venham para estas pessoas.
Deu pra ti Sandy, grande força como evento da natureza, mas nada comparado à força das pessoas unidas se ajudando e levantando a cabeça.