sábado, 20 de outubro de 2012

Ah! O amor...!

Sente confortavelmente, pois hoje vou falar de você! 
Ou de mim, ou do seu melhor amigo, da sua irmã, do seu pai, quem sabe da sua avó? Vou falar de amor!

De modo geral sempre foi muito fácil para as pessoas ao meu redor se abrirem comigo sobre seus sentimentos, normalmente a conversa fluía naturalmente, sem eu perguntar nada... Já ouvi muitas histórias de amor, de dor de amor. Muitas delas ainda estão firmes e fortes! Outras terminaram para dar espaço a outro amor. Algumas seguem por caminhos tortuosos, cambaleando...


Mas e daí? Por que falar disso agora?  Fiz um novo amigo por aqui, um senhor (americano) de uns 60 e poucos anos ou mais. Cabecinha branca, voz mansa, passo lento, aquela imagem que temos de um vovô querido com seus netos. Culturas e histórias totalmente diferentes nos separam, no entanto, ele me acrescentou no seleto grupo de amigos dele, me chamou para conversar e me tomou por confidente.
Ele precisava abrir o coração que está machucado, precisava falar sobre os problemas que ele está passando no relacionamento com a "amiga". É, ele teve dificuldades de dizer namorada. Contou com os olhos cheios de tristeza e insegurança sobre como ela o estava trocando por outro, como os amigos acham que ela não é legal com ele. Sobre a dúvida do que seria certo ele fazer. E perguntou, "se nós somos compatíveis e muito amigos, o que falta para ela querer casar comigo?" Me pediu conselhos!! Para mim? 
Conversei com ele por uma meia hora, confesso que foi muito difícil falar alguma coisa que eu considerasse "inteligente" ou de valia para um senhor que tem toda uma vida de experiência. 

Ele é viúvo, tem dois filhos casados e netos! Muitas histórias para contar. Porém, toda essa experiência de vida não é suficiente para ele tomar uma decisão de amor agora. Ele ainda vive os mesmos dilemas, e sente as mesmas dúvidas e dores de quando era um adolescente apaixonado!

Aí descobri! 
O amor não ama amadurece! 
Amor é um sentimento imaturo, jovem, sempre aprendiz! 


E é isso que faz dele um sentimento lindo! Amar é sentir um pouco se insegurança, é querer agradar! É ter medo de perder e querer reconquistar! Querer envelhecer o amor é tirar dele o que ele tem de mais lindo, a pureza, a ingenuidade. Amor sem pureza não tem graça! Amor que envelhece fica triste! Mantenha seu amor jovem!! Seja qual for a sua idade, não tenha vergonha de amar e ser feliz! :)

Então, olhe pro lado! Veja quem está com você, esta pessoa quer o mesmo que você! Sejamos nós crianças, adolescentes, adultos ou vovôs e vovós, brasileiros, americanos ou outra descendência, tudo o que queremos não é um "final feliz" e sim um caminho feliz!! 

E eu, que acredito no amor acima de todas as coisas, estarei aqui para ouvir (ou ler) suas alegrias, tristezas e inseguranças de amor, torcendo para que minhas palavras, nada sábias, sirvam pelo menos lhe fazer sorrir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário